quarta-feira, 28 de maio de 2014

Deficiência Intelectual: Operacionalizar

Atividade: Boliche numérico


*             Descrição do perfil do aluno: Aluno com Deficiência Intelectual de 10 anos de idade.
·                    Materiais: Um jogo de boliche, alfabeto móvel, material dourado, ábaco, lápis, borracha e papel.
·                    Tempo estimado de duração: 40 Minutos
·                    Objetivo da atividade: Trabalhar de forma lúdica a construção numérica, seus valores posicionais, contagem, e decomposição utilizando o boliche numerado, material dourado e ábaco. Desenvolver a escrita por extenso dos numerais utilizando o alfabeto móvel.
Trabalhar o espaço de forma dinâmica utilizando-o para se movimentar e com atividades de rápida execução,  que exijam instruções curtas, porém se apoiando na memória de curto prazo para a realização da atividade seguinte. Trabalhar a repetição no formato de jogo, sistematizando o conhecimento. Desenvolver a atenção ao jogo e às etapas, memória de curto prazo, linguagem oral e escrita, cálculo, percepção visual e a sociabilidade do trabalho em grupo.
·                     Atividade realizada em grupo.
·                     Desenvolvimento/procedimento: Jogar a Bola para acertar os  boliches numerados.
Se derrubar dois ou três boliches, somar utilizando o material dourado para a contagem, e se derrubar apenas um boliche, pegar a mesma quantidade do material dourado correspondente ao número do boliche.
Quando passar de uma dezena, trocar as unidades (cubinhos) pelas dezenas (barrinhas) equivalentes. Nesta etapa é fundamental a intervenção pautada no material concreto para assegurar a compreensão da construção numérica.
Configurar no ábaco o mesmo numeral.
Escrever por extenso com o alfabeto móvel.
Depois começa o jogador 2.
Repetir as etapas instigando – os com os resultados e enfatizado suas potencialidades.
Terminar a atividade antes mesmo deles cansarem. Isso causa um efeito positivo na aprendizagem.

·                    A atividade trabalha as funções executivas de operacionalizar,  monitorar, persistir, focar, objetivar.
                                          





                       




Um comentário:

  1. Angelita,
    parabéns pelo seu Blog! Estás num ótimo caminho...siga enriquecendo-o com os registros de atividades desenvolvidas com os alunos e outras coisas que achares interessante sobre a educação inclusiva. Este é um ótimo espaço para divulgar ações inclusivas que têm dado certo, para fortalecer a Inclusão.
    Um blog@br@ço
    Formadora Lisete
    NIEE/UFRGS/FNDE

    ResponderExcluir